Tudo começou em 2008, quando o casal Adriana e Ricardo comprou a Fazenda Coatiara, que fica em Itaí, no interior do Estado de São Paulo, dos pais de Ricardo, que colocaram à venda assim que uma doença sem cura dizimou o pomar de maracujá que lá havia. A fazenda tinha sido uma das maiores produtoras de maracujá do Estado de São Paulo.
Entre 2009 e 2010 foram realizados muitos estudos e pesquisas até chegar na Lichia. Quatro consultores visitaram a fazenda para suas aptidões e um deles comentou que existem cerca de 160 tipos diferentes de lichia no mundo, mas que o brasileiro só conhecia uma variedade. Foi em Novembro de 2011 que o casal plantou os primeiros 1.950 pés de lichia na Fazenda com 6 variedades diferentes. Desde então, todo ano compravam novas mudas para plantar no pomar até que, em 2015, a Fazenda parou de comprar mudas e começou a produzir seus próprios alporques, que são mudas feitas com galhos vivos das árvores já crescidas.
A primeira safra aconteceu em 2016, com cerca de 30 toneladas de lichias. Em 2017 a safra foi bem menor devido à bianualidade da lichia, que, assim como o café, produz um ano bem e um ano mal. Em 2018 a safra foi tão significativa que os proprietários decidiram encerrar as vendas ao CEASA e entrar nos supermercados. A partir daí a classificação das lichias ficou mais rigorosa e cerca de 15% da produção não se encaixava no padrão, especialmente na parte externa (casca). Para evitar perdas e aproveitar ainda mais a lichia produzida, surge a ideia de construir uma indústria dentro da fazenda. Na mesma época, o casal visitou um produtor no sul de Minas Gerais que fazia lichia desidratada de uma forma bem artesanal, com forno caseiro, e viu a oportunidade de oferecer lichia o ano inteiro (e não só nas festas de fim de ano, como estão todos acostumados).
Em 2019, Adriana e Ricardo vão até o Instituto de Tecnologia e Alimentos (ITAL) do Estado de São Paulo, que fica em Campinas, e contratam um projeto desenhado especificamente para montar um novo packing house com cozinha industrial, ultracongelador que congela 150 kg de lichia em 1 hora, câmara de congelados para manter a produção intacta o ano todo, além da fábrica de lichia desidratada. A construção aconteceu em 2020 e o primeiro lote da Noz de Lichia (lichia desidratada) ficou pronto em 2021.
Hoje a Fazenda Coatiara tem 12 variedades de lichias plantadas, mas por enquanto apenas 7 delas são comercializadas: são as lichias Clássica, Coração, Crocante, Fogo, Gigante, Laranja e Tutti-Frutti. As variedades de lichia são oriundas da Austrália, China, Índia, Ilhas Maurício e EUA (Havaí e Flórida). Além disso, temos a Noz de Lichia (Iichia desidratada), a Lichia Liofilizada e a Lichia Congelada (sem caroço e descascada). Em breve, teremos mais lançamentos!